quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Tronco Encefálico

Tronco Encefálico
O tronco encefálico pode ser definido por ser uma estrutura que se interpõe entre a medula e o diencéfalo, a qual está localizada ventralmente ao cerebelo. De modo geral, o tronco encefálico conecta a medula espinal com as estruturas encefálicas localizadas superiormente.
O tronco encefálico é responsável por receber e enviar informações tanto motoras quanto sensitivas. É composto pela denominada massa cinzenta, a qual é composta por núcleos que exercem efeitos, principalmente, sobre funções como a pressão sangüínea e a respiração, além de corpos de neurônios agrupados em fibras nervosas.
É importante destacar que inúmeros núcleos do tronco encefálico recebem ou imitem fibras nervosas, as quais entram na constituição dos nervos cranianos, lembrando que 10, dos 12 pares de nervos cranianos, fazem conexão com o tronco encefálico.

Este pode ser dividido em três estruturas: Bulbo, Mesencéfalo e Ponte,estruturas que serão abordadas separadamente nas próximas postagens 
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.


REFERENCIAS:

WECKER, Jonas Edison; SOARES, Marcelo Marques; LENZ, Douglas (Org.). Aula de Anatomia.com: O site de anatomia mais visitado do Brasil. 2015. Disponível em: <http://www.auladeanatomia.com/neurologia/troncoencefalico.htm>. Acesso em: 18 ago. 2015.



Nenhum comentário:

Postar um comentário